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16 dicas de especialistas para otimizar os anúncios do Facebook para o maior ROI – 2022

Olhando para ganhar o número 1 de gerente de anúncios do Facebook mais mediano do mundo?

NÃO. 👎👎👎

Nós, você, não fazemos média. Você não está aqui para manter seus anúncios com desempenho decente .

Os resultados médios não serão suficientes. Você tem um negócio para construir, um chefe para impressionar e indicadores-chave de desempenho (KPIs) mais altos para atingir.

Você está aqui para saber como ganhar o gerente de anúncios do Facebook nº 1 mais impressionante do mundo com o ROAS mais alto.

Estamos aqui para lhe dizer como.

Depois de gastar milhões em clientes (e em nossos próprios anúncios), definimos as dicas para aumentar seus resultados. Eles são testados, comprovados e valem a pena.

Então, como você pode executar campanhas mais eficazes no Facebook e aumentar seu retorno sobre gastos com anúncios (ROAS)?

Neste artigo, exploraremos como otimizar os anúncios do Facebook para que você possa melhorar o desempenho da campanha, obter melhores resultados e parar de deixar dinheiro na mesa.

1. Crie um funil de anúncios do Facebook

Para a maioria das empresas, o objetivo final dos anúncios do Facebook é gerar receita por meio de vendas de comércio eletrônico ou visitas a lojas físicas. Mas isso não significa que você deva se concentrar nesses objetivos finais em todas as campanhas. Em vez disso, as campanhas do Facebook geralmente funcionam melhor quando fazem parte de um funil de publicidade .

Com um funil de anúncios, você pode apresentar continuamente novas pessoas à sua empresa, fazer com que elas se interessem por seus produtos e serviços e, eventualmente, fazer uma venda. Quando você estiver pronto para fazer um discurso de vendas, seu público estará mais bem preparado para comprar, tornando seus anúncios mais bem-sucedidos.

Criar um funil de anúncios do Facebook também pode ajudá-lo a manter seus custos sob controle. Isso ocorre porque campanhas com objetivos de funil inferior, como vendas e conversões, tendem a ser muito mais caras de serem executadas. Se você executar muitas dessas campanhas sem aquecer seu público primeiro, provavelmente gastará muito dinheiro sem gerar nenhum resultado.

Por outro lado, campanhas com objetivos de funil superior, como alcance e reconhecimento, tendem a ser muito mais acessíveis. Se você começar com essas campanhas, poderá se conectar com seu público-alvo e interessá-lo antes de mudar para campanhas mais caras e orientadas para a receita, economizando dinheiro e otimizando os resultados.

Aqui está uma visão geral simples de um funil de publicidade do Facebook:

    • Conscientização: primeiro, apresente sua empresa usando o objetivo da campanha Reconhecimento da marca ou Alcance
    • Consideração: crie interesse usando o objetivo Tráfego, Engajamento, Instalações de aplicativos, Visualizações de vídeo, Mensagens ou Geração de leads
    • Conversão: por fim, faça a venda usando o objetivo Conversões, Vendas por catálogo ou Tráfego da loja

2. Obtenha mais quilometragem do conteúdo existente

Independentemente do estágio do funil que você está segmentando, sua campanha deve apresentar conteúdo personalizado que você criou apenas para a campanha. Direito?

Não necessariamente. Em alguns casos, é importante criar novos conteúdos que se alinhem perfeitamente ao objetivo da campanha. Mas em outros casos, é uma ideia melhor reaproveitar o conteúdo orgânico existente.

O problema é o seguinte: mesmo que você tenha feito muita pesquisa de público, nem sempre pode prever quais criativos ou mensagens ressoarão com seu público-alvo. Se você investir muitos recursos na produção de criativos e legendas apenas para anúncios, poderá acabar desperdiçando muito tempo e dinheiro.

Para economizar tempo e dinheiro, considere usar um criativo que já provou funcionar. Ao criar um novo anúncio no Facebook, escolha a opção Usar postagem existente para redirecionar uma postagem orgânica que você já publicou nas mídias sociais. Escolha uma postagem que gerou muitas reações, compartilhamentos ou comentários – em outras palavras, conteúdo que tenha repercutido com seu público.

Selecione uma postagem existente no nível do anúncio

Quando o Facebook entrega seu anúncio, ele exibe automaticamente o engajamento orgânico que o post gerou. Todo esse envolvimento pode servir como prova social — ou evidência de que outras pessoas confiam e se envolvem com sua empresa. Como resultado, é mais provável que seu público-alvo se envolva com seu anúncio, o que pode aumentar o alcance e melhorar os resultados da campanha.

3. Adicione mais recursos criativos exclusivos

Depois de criar um funil de anúncios do Facebook bem-sucedido, você pode planejar continuar executando as mesmas campanhas a longo prazo. É natural esperar alcançar o mesmo nível de resultados ao longo do tempo, especialmente se você continuar segmentando o mesmo público.

No entanto, quanto mais tempo você mantiver uma campanha no Facebook, maior a probabilidade de encontrar problemas com a fadiga do anúncio. Essencialmente, se você exibir o mesmo anúncio para o mesmo público-alvo repetidamente, eles se cansarão de vê-lo. Eles podem ignorá-lo e reduzir sua taxa de conversão, ou podem ocultá-lo do feed de notícias e fornecer feedback negativo.

Para evitar a fadiga do anúncio e otimizar a entrega do anúncio, mantenha os ativos criativos de cada campanha atualizados. Apresente novas fotos, vídeos e legendas regularmente para manter seu público-alvo engajado enquanto continua a transmitir sua mensagem e obter resultados.

Cada versão não precisa necessariamente ser um conceito completamente novo. Em vez disso, você pode fazer pequenas alterações nos recursos existentes e produzir iterações em anúncios que já funcionam bem. Por exemplo, você pode alterar um pouco o texto da legenda, usar uma cor de fundo diferente para a imagem ou adicionar sobreposições de texto ao vídeo.

4. Use os recursos dinâmicos do Facebook

Seus clientes ideais podem compartilhar muitas características semelhantes, como dados demográficos, interesses e comportamentos online. Mas mesmo que seu público-alvo seja um grupo relativamente de nicho, eles podem reagir de maneira diferente a vários anúncios e posicionamentos.

É impossível criar um anúncio que funcione para todos em seu público-alvo. Mas você pode confiar no algoritmo do Facebook para identificar o que funciona melhor para usuários individuais do Facebook e fornecer a combinação ideal de elementos.

Ao ativar o recurso criativo dinâmico do Facebook, você pode fazer upload de várias versões de elementos de anúncio, incluindo imagens, vídeos, títulos, descrições e texto principal. Em seguida, a plataforma pode exibir anúncios automaticamente usando os componentes com maior probabilidade de gerar os resultados desejados.

Se você ativar a opção “Otimizar criativo para cada pessoa” no Gerenciador de anúncios do Facebook , a plataforma também poderá fazer pequenas edições em seus criativos. Por exemplo, a plataforma pode gerar vídeos automaticamente a partir de imagens ou cortar seus criativos para otimizar os resultados.

Embora o recurso de criativo dinâmico seja ótimo para otimizar os anúncios do Facebook, há uma desvantagem em potencial. O Gerenciador de Anúncios agrega resultados em vez de gerar relatórios sobre cada combinação individual de elementos de anúncio. Isso significa que você pode ver ótimos resultados, mas talvez não consiga identificar a combinação exata de recursos criativos que geraram todas essas conversões.

5. Atualize sua página de destino

Quando você deseja otimizar seus anúncios, é fácil se concentrar nos elementos criativos e nos posicionamentos que seu público vê no Facebook. Mas é importante lembrar que o que acontece depois que os clientes em potencial clicam em seu anúncio tem o mesmo impacto nos resultados.

Você notou que seus anúncios recebem muitos cliques no link, mas surpreendentemente poucas conversões? Se seus anúncios direcionam clientes em potencial para seu site, uma ótima página de destino é fundamental para o sucesso de sua campanha. Aqui estão algumas atualizações simples que você pode fazer para otimizar sua página de destino:

Use uma marca consistente

O mesmo nome comercial e logotipo aparecem em sua página do Facebook e na página de destino? As cores e o estilo da marca são transferidos do anúncio para o site? Criar uma experiência consistente pode tornar mais fácil para os clientes confiarem em sua marca.

Repita a mesma mensagem

A página de destino destaca a mesma oferta que os clientes em potencial viram no anúncio? Certifique-se de que sua página de destino tenha todas as informações que os clientes em potencial esperam , ou você pode acabar com uma taxa de rejeição muito maior do que o necessário.

Deixe a frase de chamariz clara

Os visitantes da sua página de destino estão confusos sobre o que fazer a seguir? Torne o mais fácil possível para os clientes em potencial obterem o que estão procurando. Ao colocar uma call-to-action (CTA) acima da dobra, normalmente você pode aumentar as conversões.

6. Ative a otimização do orçamento da campanha

Quando você deseja otimizar seus anúncios do Facebook, é fácil supor que ter mais controle sobre a distribuição do orçamento é melhor. Afinal, você conhece seus objetivos de marketing. Você não deveria saber a melhor forma de gastar seu orçamento?

Embora o Facebook Ads permita que você defina orçamentos para cada conjunto de anúncios, essa abordagem nem sempre é a melhor opção. Com a otimização do orçamento da campanha , você pode eliminar muitas suposições do processo e deixar que a plataforma faça as contas por você.

A otimização do orçamento da campanha deve ser ativada no nível da campanha

Essencialmente, a otimização do orçamento da campanha permite que os anúncios do Facebook distribuam todo o orçamento da campanha em todos os conjuntos de anúncios ativos para obter o melhor desempenho possível. Isso significa que você pode contar com a plataforma de publicidade para otimizar a entrega de anúncios, sem a necessidade de ajustar manualmente os orçamentos dos conjuntos de anúncios.

7. Conheça a melhor estratégia de lances

Por padrão, as campanhas de anúncios do Facebook geralmente usam estratégias de lances de custo mais baixo (ou equivalente). Se você deseja obter o maior número possível de resultados sem controlar o custo, a estratégia de lances padrão funciona bem.

Mas e se você pudesse gerar mais valor ou aumentar seu ROAS com outra estratégia de lances? Testar algumas das outras estratégias de lances disponíveis pode otimizar seus resultados de anúncios do Facebook.

Verifique as estratégias de lances disponíveis no nível da campanha

Você pode ajustar as estratégias de lances no nível da campanha (as opções podem variar de acordo com seu objetivo e sua qualificação):

  • Limite de custo: defina o custo por ação desejado enquanto gera o máximo de resultados
  • Limite de lance: controle o valor do seu lance em cada leilão de anúncios
  • ROAS mínimo: maximize o valor que você obtém para cada conversão

8. Encontre seus principais canais de anúncio

Para a maioria dos tipos de campanha, o Facebook recomenda o uso de posicionamentos automáticos – uma configuração que permite que a plataforma coloque anúncios onde eles têm maior probabilidade de gerar os melhores resultados. Isso significa que seus anúncios podem ser exibidos em qualquer lugar, desde o feed de notícias do Facebook até o Instagram Stories e o Audience Network.

Em alguns casos, um ou dois dos posicionamentos de anúncios do Facebook disponíveis podem contribuir com resultados significativamente melhores e podem valer mais seus recursos de publicidade. Você pode encontrar seus principais canais de anúncio usando o recurso Detalhamento no Gerenciador de Anúncios. Escolha uma campanha para visualizar e selecione Canal no menu suspenso Detalhamento.

Analisar detalhamentos por canal ou plataforma

Em seguida, classifique por métricas como taxa de cliques (CTR), custo por clique (CPC) ou custo por 1.000 impressões (CPM). Você também pode classificar por resultados e custo por resultado se a campanha segmentar um objetivo no aplicativo, como alcance ou engajamento.

Alguma das colocações superou dramaticamente as outras? Ao criar conjuntos de anúncios futuros, você pode usar o recurso de posicionamentos manuais para exibir seus anúncios somente nos locais de melhor desempenho.

9. Descubra seu melhor público-alvo no topo do funil

Alguns de seus públicos-alvo superam em muito os outros? Você pode seguir o mesmo fluxo de trabalho descrito acima para encontrar e priorizar seus segmentos de melhor desempenho.

No Gerenciador de Anúncios, escolha uma campanha e selecione uma métrica demográfica como Idade, Gênero ou Região no menu Detalhamento. Em seguida, analise os resultados de perto para encontrar os segmentos com o menor CPM, CPC, CTR ou outras métricas importantes.

Observação: devido às alterações do iOS14, isso funciona apenas para campanhas que visam obter tráfego ou cliques em links. Não funcionará para campanhas voltadas para geração de leads ou compras.

evise os detalhamentos do público-alvo na campanha, no conjunto de anúncios ou no nível do anúncio

Você pode usar seus insights para ajustar seus públicos atuais salvos ou criar novos. Você também pode adicionar parâmetros selecionados aos seus públicos semelhantes para ter mais controle sobre quem vê suas campanhas do Facebook.

10. Faça remarketing para públicos engajados

Como a segmentação detalhada é baseada em dados demográficos e interesses, eles são ideais para segmentar pessoas que se encaixam no perfil de cliente da sua empresa. Isso os torna uma boa combinação para campanhas de funil superior que se concentram em aumentar o reconhecimento e expandir o alcance.

Mas, à medida que os objetivos da sua campanha avançam no funil, os públicos-alvo de segmentação detalhada tendem a ser menos adequados. Em vez disso, é muito mais eficaz redirecionar as pessoas que se envolveram com seu conteúdo ou demonstraram interesse em seus negócios.

Você pode fazer o remarketing criando públicos personalizados com fontes de dados como a da sua empresa:

  • Listas de clientes do seu site de comércio eletrônico ou ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM)
  • Site, incluindo pessoas que visitaram páginas específicas em seu site
  • Página do Facebook ou conta do Instagram, incluindo pessoas que seguem sua empresa ou que se envolveram com seu conteúdo
  • Loja do Facebook, incluindo pessoas que navegaram ou fizeram uma compra.
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Ajuste as configurações de redirecionamento no nível do conjunto de anúncios

Se você usar o objetivo Vendas de catálogo para sua campanha, também poderá acessar uma opção de retargeting integrada no nível do conjunto de anúncios. Você pode exibir anúncios para pessoas que visualizaram produtos ou os adicionaram a um carrinho de compras e pode fazer upsell ou venda cruzada para clientes existentes.

11. Expanda seu alcance com sósias

Com um funil de anúncios do Facebook bem construído, você pode continuar a se conectar com novos clientes em potencial e apresentá-los ao seu negócio. Mas, eventualmente, você pode alcançar todas as pessoas mais acessíveis em seu público-alvo, aumentando seus custos de publicidade.

Para exibir seus anúncios para mais pessoas semelhantes ao seu público-alvo, use a opção de anúncios semelhantes do Facebook Ads. Com os lookalikes, você pode escolher um de seus públicos personalizados como fonte e deixar o Facebook encontrar automaticamente pessoas que compartilham as mesmas características.

Para obter melhores resultados, use públicos-alvo de origem alinhados ao estágio do funil que você deseja segmentar. Para um objetivo de fundo do funil, como Vendas de catálogo, você pode usar um público personalizado com base em seus clientes atuais ou em seus clientes mais valiosos.

Lembre-se de que você sempre pode ajustar seus públicos semelhantes no nível do conjunto de anúncios. Ao adicionar um público semelhante, você pode torná-lo ainda maior com Expansão semelhante ou reduzi-lo escolhendo faixas etárias, gêneros e parâmetros de segmentação detalhados.

12. Excluir públicos selecionados

Quanto mais conversões seus anúncios gerarem, maior será a probabilidade de seu grupo de clientes existentes se tornar. Em alguns casos, você pode querer fazer upsell e cross-sell para clientes existentes ou fazer remarketing para eles quando for a hora de estocar novamente.

Mas em outros casos, veicular anúncios para clientes existentes é um desperdício de seu orçamento de anúncios. Para otimizar sua segmentação de anúncios, exclua os segmentos de público-alvo que não fornecem valor suficiente.

Deseja excluir todo um público personalizado ou semelhante? No nível do conjunto de anúncios, clique no botão Excluir em Públicos personalizados e escolha um ou mais públicos para remover do pool de segmentação.

Você deseja excluir pessoas que moram em uma determinada área ou se encaixam em outros parâmetros de segmentação detalhados? No nível do conjunto de anúncios ou no Audience Manager, clique no botão Excluir em Segmentação detalhada. Em seguida, escolha os dados demográficos, interesses ou comportamentos a serem removidos.

13. Priorize eventos de conversão

Em 2021, a plataforma de anúncios do Facebook fez inúmeras atualizações em suas políticas de rastreamento de conversões, principalmente devido a restrições relacionadas ao iOS 14. Essas atualizações não afetam os objetivos no aplicativo, como alcance, reconhecimento, engajamento e geração de leads. Mas eles tiveram um grande impacto nas conversões de terceiros, como ações concluídas em seu site ou em seu aplicativo.

Se você deseja segmentar usuários do iOS 14 e receber resultados precisos de suas campanhas de conversão, precisa configurar e priorizar eventos de conversão. Comece instalando o Facebook Pixel em seu site. Em seguida, localize seu Pixel no Facebook Events Manager e vá para a guia Aggregated Event Measurement para configurar os eventos da web.

Priorize até oito eventos de conversão por domínio

No Gerenciador de eventos, use o menu suspenso para adicionar os eventos de conversão que você deseja segmentar em campanhas publicitárias. Em seguida, arraste e solte-os em ordem de prioridade, com o evento mais importante no topo da lista. Por exemplo, você pode definir Compra ou Iniciar avaliação como o evento de maior prioridade.

Leitura adicional: Como o iOS14 afeta os anúncios do Facebook (e como contornar isso)

14. Escolha o evento de otimização certo

Depois de priorizar as conversões no Gerenciador de Eventos, você pode começar a otimizá-las no Gerenciador de Anúncios. Isso significa que quando você executa uma campanha usando o objetivo Conversões, você pode dizer ao algoritmo do Facebook exatamente como otimizar a entrega.

Otimizar para eventos priorizados ativos (sem o símbolo de aviso)

Você pode encontrar todos os eventos priorizados qualificados no nível do conjunto de anúncios. Observe que você também tem a opção de otimizar para eventos não prioritários, que possuem um símbolo de aviso amarelo. Mas isso nem sempre é uma boa ideia. A segmentação de eventos não prioritários pode comprometer a entrega de anúncios, o que pode limitar seus resultados.

Se você não estiver vendo os resultados desejados de uma campanha, sempre poderá duplicar o conjunto de anúncios e escolher um evento de otimização diferente. Em alguns casos, otimizar para um evento que está uma ou duas etapas distantes de sua meta final (como Adicionar ao carrinho em vez de comprar) permite que o algoritmo do Facebook melhore a entrega, o que pode aumentar seus resultados gerais.

15. Faça testes A/B com o Gerenciador de Anúncios

Se você não tiver certeza de como otimizar seus conjuntos de anúncios, sempre poderá usar a ferramenta Experimentos para fazer testes de anúncios do Facebook . Com essa ferramenta, você pode testar A/B campanhas inteiras ou diferentes conjuntos de anúncios para ver o que funciona melhor para seu público.

Use a ferramenta Experiências para comparar dois ou mais conjuntos de anúncios 

Para obter melhores resultados, use a ferramenta Experimentos do Facebook para configurar conjuntos de anúncios idênticos, exceto por uma diferença, como eventos de otimização, público-alvo, posicionamento, criativo ou tipos de anúncio. Em seguida, escolha a métrica principal para determinar o vencedor, como custo por resultado ou CPC.

Quando o teste A/B terminar, você terá os dados necessários para otimizar seus anúncios do Facebook. Você também pode usar os insights obtidos para executar campanhas mais eficazes no futuro.

16. Dimensione com regras automatizadas

Uma parte importante da otimização de anúncios do Facebook é descobrir como obter os resultados desejados de forma confiável. Depois de concluir essa etapa, geralmente é um bom momento para dimensionar suas campanhas . Com as regras automatizadas do Ads Manager, você pode garantir que não perca uma oportunidade importante de escalonamento.

Para configurar regras automatizadas, clique no botão Regras no Gerenciador de Anúncios na campanha, no conjunto de anúncios ou no nível do anúncio e selecione Regra personalizada. Em seguida, configure os parâmetros para dimensionar uma campanha bem-sucedida. Por exemplo, convém dimensionar quando o custo por resultado de uma campanha for inferior a um determinado limite ou quando o ROAS da compra no site for superior a um determinado valor.

Configure regras automatizadas para dimensionar conjuntos de anúncios de melhor desempenho

No menu suspenso Ação, escolha Aumentar orçamento diário em ou Aumentar orçamento vitalício em. Em seguida, insira a porcentagem para aumentar o orçamento. Para evitar o envio de conjuntos de anúncios de volta à fase de aprendizado, geralmente é melhor dimensionar de forma relativamente conservadora, em vez de dobrar ou triplicar seu orçamento de anúncios a cada semana.

Agora você é o gerente de anúncios do Facebook mais impressionante do mundo com o ROAS mais alto

Com tantas opções para otimizar os anúncios do Facebook, você facilmente tem mais de uma dúzia de maneiras de melhorar suas campanhas e obter melhores resultados. A diferença está realmente nos pequenos detalhes.

Comece a testar cada uma dessas dicas para mudanças incrementais por ideia. Coletivamente, você verá uma enorme diferença (e muito mais retorno).

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